«

»

Dez 15

Campeões e Revelações distinguidos na Gala da ASRAM

A ASRAM – Associação de Surf da Região Autónoma da Madeira reuniu a comunidade de praticantes, familiares e demais interessados nas modalidades do Surf, para a distinção aos Campeões de 2014, nas modalidades de SURF, BODYBOARD, SUP RACE e SUP Waves.

Campeã Surf Fem

O evento realizou-se na passada sexta-feira ao início da noite  (12 dez ), no MARGINAL CLUB e teve também como convidados os representantes dos patrocinadores e marcas apoiantes do projeto ASRAM 2014: MOCHE, BRISA, VESPAS, ÓPTICA DA SÉ, BIOFORMA, Ericeira Surf Shop, MEIO, INSULAR e Around Freedom e seus parceiros institucionais: Projeto MITI, Projeto Life-Ecocombatível, Câmaras Municipais de São Vicente, Machico e Porto Moniz.

Revelação Surf

Diogo Neves, presidente da ASRAM, iniciou a cerimónia com um breve balanço deste ano desportivo onde falou das dificuldades e aspetos a melhorar, mas destacou de novo a capacidade dos clubes em organizar as provas das modalidades do Surf que colaboraram ativamente na organização dos diversos quadros competitivos em parceria com a ASRAM, podendo agora esta associação dar-lhes o apoio institucional e financeiro que precisam através da DRJD e com o apoio incondicional dos seus patrocinadores.

O Ponta do Sol Surf Clube, Ludens Clube de Machico, Surf Clube da Madeira, Clube Naval do Funchal, Clube Naval do Seixal, Centro Treino Mar e Clube Aventura da Madeira colaboraram com a realização de 5 etapas de Surf, 4 etapas de Bodyboard, 6 etapas de SUP Race e 3 etapas de SUP Waves, bem como de 2 eventos promocionais das modalidades, num ano desportivo com mais volume e qualidade organizativa.

Ainda em balanço deste ano competitivo, a vice-presidente desta associação, Carina Carvalho, deu os parabéns a todos os campeões regionais mas valorizou também o esforço e empenho de todos os atletas que participaram, sendo que estamos a atingir níveis técnicos cada vez mais superiores e é notório o aumento da competitividade desportiva. Além disso referiu a importância de todos os agentes desportivos, em especial dos treinadores e também dos familiares no contributo para a formação e educação dos nossos jovens para que lhes sejam incutidos cada vez mais os valores de fair-play e de respeito das regras quer dentro quer fora da água. Salientou por fim o crescimento geral das modalidades do Surf em termos de participação, o Surf com média de 25 atletas por prova e o SUP Race que passou de 12 atletas por prova para uma média de 20, tendo sido a modalidade que mais cresceu em 2014. O mesmo não aconteceu com o Bodyboard que teve uma média de 15 participantes pelo que a ASRAM irá tentar encontrar a melhor estratégia para contrariar esta situação já para 2015.

Em paralelo com a organização das provas, a ASRAM promoveu ações pedagógicas e de preservação do ambiente, com limpezas de praia e palestras, em iniciativas associadas ao projeto Eco Compatível do Parque Natural da Madeira, que se pretende continuar nos próximos anos.

A participação nacional e internacional foi muito positiva, com os praticantes a reunirem os apoios necessários para viabilizar as presenças nas competições. Em destaque a participação nacional de Ricardo Rodrigues (CTM) que foi vice-campeão nacional no SUP Race e a participação internacional no Bodyboard de Carina Carvalho (LCM), 18.ª no Ranking do Mundial da APB (Associação de Profissionais de Bodyboard), e um excelente 6.º lugar no ranking europeu.  No surf, os surfistas esperanças do Clube Naval do Funchal (CNF) marcaram presença em todas as etapas dos campeonatos nacionais, com Tomás Lacerda em destaque a obter um excelente 7º lugar  final no Ranking Sub-12, Carlota Reis na 13.ª posição no Surf feminino, Lorenço Faria na 15ª posição dos Sub-14 e Francisco Ornelas com estreia nacional em 2014 nos Sub-16 com um positivo 24.º lugar, foram resultados que demonstram a evolução competitiva destes atletas e o trabalho desenvolvido na formação por parte do CNF.

Os campeões regionais da competição federada 2014 distinguidos pela ASRAM
Surf Open – Rúben Afonso
Surf Open Feminino – Mafalda Abreu
Surf Sub18 - Rodrigo Farinha
Surf Sub14 - Lourenço Faria
Surf Sub12 – Tomás Lacerda

BodyBoard Open Masculino – Tomás Rodrigues
Bodyboard Open Feminino – Carina Carvalho
Bodyboard Esperanças Masculino – Tomás Rodrigues

SUP Race Open Masculino – Ricardo Rodrigues
SUP Race Open Feminino – Filipa Araújo

SUP Waves Open Masculino – Ruben Afonso

Depois de galardoados os campeões regionais foram entregues os prémios Revelação sendo que no Surf o galardão foi para o jovem sub-12 Francisco Soares, pela sua evolução ao longo do ano, no Bodyboard distinguimos o jovem esperança Tomás Rodrigues, campeão regional de Sub 18 e também na categoria Open, no SUP Race foi reconhecida a atleta Rosa Pires 2ª classificada e que lutou muito pelo título regional muito próxima da campeã Filipa Araújo e no SUP Waves o prémio revelação coube ao veterano David Sousa,  pelo seu brilhante 2º lugar.

O ano 2015 reúne muitas expetativas, numa organização mais sólida dos quadros competitivos regionais com o apoio e presença da FPS no Circuito Regional de Surf e também nas etapas de âmbito nacional em perspetiva de acontecerem pela primeira vez na ilha da Madeira, de SUP Race em parceria com o CTM e de Bodyboard em parceria com o LCM, potenciando o crescimento de praticantes federados e dos clubes com estas modalidades. A ASRAM ambiciona reunir os apoios necessários para um Ano Desportivo de 2015 mais promissor no sentido de elevar estes desportos de natureza num contexto global, valorizando o potencial da Região para os desportos de ondas.