«

»

Abr 13

Ruben Afonso e Jess Dunsdon vencem o MOCHE Circuito Regional de Surf em São Vicente

A 2.ª Etapa do MOCHE Circuito Regional de Surf da Madeira teve muita animação, ondas, praticantes e bons momentos de surf . A competição decorreu no passado Sábado, 11 de abril, na Praia da Fajã da Areia, numa organização da ASRAM e CTM em parceria com o Diário de Notícias e a Fullzoom multimédia, com 27 inscritos pertencentes a 4 clubes da região.

Open (1)

São Vicente recebeu os primeiros surfistas ao início da manhã, com a ondulação em condições muito boas nos primeiros heats do dia a permitir algumas boas manobras e elevada competitividade na disputa dos dois primeiros lugares que levariam os atletas a passarem para a fase seguinte. O escalão Open foi o primeiro a entrar em competição, com a disputa dos dos quartos-de-final, onde a maioria dos favoritos confirmaram a passagem às meias-finais. No seguimento da competição, passaram à final o vencedor da 1ª Etapa Rodrigo Farinha do CAMadeira, o atleta de São Vicente Rúben Afonso e os jovens esperanças do CNF Tomás Lacerda e Lourenço Faria. Rúben Afonso posicionou-se bem no heat da final apanhando as melhores ondas e em uma delas conseguiu fazer uma manobra de elevada qualidade técnica que subiu a fasquia na pontuação e acabou por vencer categoricamente na categoria principal. Também com uma boa performance na final tivemos Lourenço Faria que ficou em 2º lugar e Tomás Lacerda em 3º. Rodrigo Farinha ficou pelo 4º lugar, não tendo sido feliz com a escolha das ondas neste heat de forma a mostrar a qualidade do seu nível de surf.

Ao final da manhã, o vento começou a soprar na costa norte da ilha da Madeira e as ondas perderam algum potencial, fechando algumas seções que dificultaram um pouco a ação dos atletas. Nesta altura do dia o público presente na praia da Fajã da Areia assistiu às meias-finais do Open Feminino com quatro atletas a passarem para a grande final em que Mafalda Abreu, que liderava o ranking feminino após a 1ª Etapa não passou. A vitória na categoria máxima feminina foi para Jess Dunsdon do CNF,  seguida da Ema Bráz (CAMadeira), Catarina Melim (3ª) e Beatriz Gomes (4ª).

Em relação aos Esperanças, notou-se uma maior competitividade entre os atletas na luta pelos primeiros lugares e nos Sub 18 Lourenço Faria ficou em 1º, à frente de Tomás Lacerda, 2.º classificado.

Nos Sub 16, Francisco Ornelas não teve tarefa fácil perante Lourenço Faria que ficou em 2º a poucos pontos do 1º lugar e acabaria por vencer de novo nesta categoria, reforçando agora a sua liderança para a derradeira 3ª Etapa dos Esperanças. Nos Sub 14, Tomás Lacerda demonstrou uma vez mais a sua superioridade, frente a Bernardo Correia (2º), Gonçalo Gomes (3º) e Gonçalo Abreu (4º).

As meninas voltaram a entrar na água com a final de Sub 18 e Sub 16 sendo que Mafalda Abreu do CNF venceu nas duas subcategorias.

De referir ainda que os competidores dos Masters voltaram à baía dos Juncos e numa final direta André Rodrigues do CNF venceu, seguido dos atletas do CTM Davide Sousa (2º) e Daniel Jardim (3º).

Esta etapa contou com main sponsor MOCHE, patrocínios das VESPAS, BRISA e Ericeira Surf Shop e contou com os apoios da Câmara Municipal de São Vicente, tendo ainda como parceiros MI-TI, Life Eco-combatível e Parque Natural da Madeira.

A próxima etapa do MOCHE Circuito Regional de Surf é no próximo sábado, dia 18 de abril, de novo nas ondas de São Vicente, sendo a etapa decisiva na atribuição dos títulos de campeões regionais para as categorias dos Esperanças de Surf.