«

»

Abr 19

Resultados 3.ª Etapa Moche Circuito Regional de Surf da Madeira

MOCHE Circuito Regional de Surf atribuiu títulos de Surf Esperanças em São Vicente

A 3.ª Etapa do MOCHE Circuito Regional de Surf da Madeira voltou ao Concelho de São Vicente, no passado sábado, dia 18 de abril, com boas ondas, com 1m a 1,5m, muito sol e atividades de animação. Na Fajã da Areia reuniram-se todos os ingredientes para uma prova com excelentes condições, com número recorde de 30 inscritos nas várias categorias pertencentes a 4 clubes da Região.

As meninas do Open Feminino foram as primeiras a entrar na água, uma decisão da Direção Técnica de forma a lhes possibilitar as melhores condições. Seguiram-se as meias-finais de Sub16, Sub18 feminino em heats intercalados com os quartos-final Open, durante a fase de maré mais vazia. Nos sub 16 femininos venceu a atleta do CNF Catarina Melim seguida de Mafalda Abreu e Matilde Faria nos restantes lugares do pódio, e Jess Dunsdon destacou-se com o 1º lugar nos Sub18 e Open Feminino.

DSC_0963

Na categoria principal Open, tivemos muito bom nível de competição com manobras verticais nas zonas mais críticas das ondas da Fajã da Areia, um point break que apresentou boas seções em quase todo o dia de prova. Nesta fase, destacamos a performance dos jovens esperanças do CNF onde passaram para as meias-finais Tomás Lacerda, Francisco Ornelas e Lourenço Faria. Prosseguiram também para esta fase os experientes atletas do CAMadeira, Belmiro Mendes, Rodrigo Farinha e Mário Henriquez e também Ruben Afonso do CNSV, trazendo uma maior competitividade na luta pelos lugares que levariam apenas 4 atletas à grande final Open.

O grande vencedor desta 1ª etapa foi Belmiro Mendes que apresentando um Surf muito sólido e consistente, deixou os seus adversários em situação de combinação passados logo 10 minutos de heat, com um score total de 17,34. Em 2º lugar ficou Rodrigo Farinha do CAMadeira, em 3º o atleta local de São Vicente, Ruben Afonso e em 4º lugar ficou Tomás Lacerda do CNF. Rúben Afonso lidera ainda o ranking regional após a 3ª Etapa com um score total de 2590 pontos, seguido do atleta Rodrigo Farinha que venceu a 1ª Etapa no Porto da Cruz, e apresenta um score de 2530 pontos. Das 5 etapas que este circuito apresenta para o Open, os atletas podem descartar o seu pior resultado, pelo que está tudo em aberto para a decisão do campeão regional nesta categoria.

Quem já tem a definição de campeões regionais são os jovens esperanças de Surf, decorridas 3 etapas do Moche Circuito Regional de Surf. Nesta 3ª Etapa venceu no Sub18, Francisco Ornelas, no entanto, Tomás Lacerda manteve o 1º lugar do ranking neste escalão. Tomás Lacerda do CNF viria também a vencer nos Sub14 e a conquistar o título de campeão regional nesta categoria. Francisco Ornelas conquistou mais um 1º lugar nos Sub16, revalidando o título de campeão regional nesta categoria com 3000 pontos. Nas categorias de esperanças feminino, Mafalda Abreu é a nova campeã regional das Sub 16 e Jess Dunsdon na categoria de Sub 18 feminina.

DSC_0630

Estes atletas poderão agora representar a ilha da Madeira e o Clube Naval do Funchal no Campeonato Nacional de Surf Esperanças de 2015, que irá começar a 4 de Julho nas praias de Peniche.

De referir ainda que os competidores dos Masters voltaram de novo à baía dos Juncos onde tivemos o regresso de André Pontes (CNF) à competição, que acabaria por vencer esta etapa frente a André Rodrigues (2º), também do CNF, seguindo-se Diogo Neves do CNSV e Davide Sousa do CTM nos restantes lugares do pódio.

A 3.ª Etapa do Moche Circuito Regional de Surf foi uma organização da ASRAM e do Clube Aventura da Madeira em parceria com o Diário de Notícias da Madeira e a Fullzoom multimédia. A animação durante a competição contou com algumas surpresas e entrega de brindes pelas as promotoras da MOCHE, main sponsor do Circuito Regional, e uma importante atividade de sensibilização ambiental em parceria com o Parque Natural da Madeira, com uma ação de limpeza da praia e a plantação de 5 dragoeiros na Fajã da Areia.

Esta etapa contou com o main sponsor MOCHE, patrocínios das VESPAS, BRISA e Ericeira Surf Shop e o importante apoio da Câmara Municipal de São Vicente.