«

»

Mai 10

João Rodrigues e Louisa Blandy vence na 1.ª Etapa do SUP

Realizou-se ontem de manhã com óptimas condições na baía do Funchal a 1ª prova de SUP race da época 2015. A organização, a cargo da ASRAM e do CTM, optou por efectuar um percurso de race técnico, com viragem de sucessivas bóias, entre o Complexo Balnear da Barreirinha e a Praça do Mar, com a presença de um total de 20 participantes.

Prova SUP 1ª Etapa CTM FxAs largadas para os diversos escalões foram efectuadas na praia de calhau rolado em frente ao Hotel Porto Santa Maria, com os Esperanças a saírem primeiro, para um percurso de 2000 metros. Numa acesa disputa entre os irmãos gémeos Maria e João Sousa, viria este último a levar a melhor sobre a sua irmã, relegando para o terceiro posto Helena Sousa.

Poucos minutos depois, largou o sector feminino. Margarida Sousa (CTM) cedo tomou a dianteira, mas a meio do percurso, Louisa Blandy, também do mesmo clube, acabou por passar esta atleta. Já Rosa Pires (CTM), apesar de manter curta distância para as duas primeiras atletas, quedou-se pela terceira posição da geral.

Finalmente, para um percurso de 6 km, largou o sector masculino, numa largada espectacular da praia. Ricardo Rodrigues (CTM), campeão regional da época transacta e principal favorito, ganhou logo vantagem sobre os seus adversários, controlando as primeiras rondagens em primeiro, embora logo seguido de João Rodrigues (CTM). Estes dois atletas mantiveram então uma luta constante ao longo de todo o percurso, com constantes trocas de posições, dando a entender que a contenda seria resolvida no sprint final. Mais atrás, Daniel Jardim (CTM) e Davide Sousa (CTM) disputavam intensamente o derradeiro lugar do pódio. Na rondagem da última bóia, Ricardo Rodrigues e João Rodrigues rondaram colados um ao lado do outro, mas no sprint final, Ricardo Rodrigues viria a cair à água, entregando assim a vitória desta primeira prova a João Rodrigues. Mais atrás, Davide Sousa também sofreu uma queda, que Daniel Jardim (CTM) aproveitou da melhor forma, completando assim o pódio do sector masculino.

Ainda no sector masculino, destaque para as vitórias de João Viveiros do LCM, na categoria allrounder e 5º da geral e Gonçalo Viveiros, na categoria 14’’ e 11º da geral.

Pódio Feminino 1ª Etapa SUP

Logo após a chegada dos concorrentes, foi efectuada a entrega de prémios nas instalações do CTM em São Lázaro, com os troféus a serem entregues aos respectivos vencedores das diversas classes e escalões. Esta prova contou com os patrocínios de VESPAS, BRISA, ERICEIRA SURF SHOP e Apoios da Meio, Câmara Municipal do Funchal, FPS, MI-TI, Life-Ecocombatível e Parque Natural da Madeira.

Classificação -1ª Etapa de SUP Race