«

»

Jun 22

Rodrigo Farinha e Carlota Reis vencem 4.ª Etapa Moche

A 4.ª Etapa do MOCHE Circuito Regional de Surf da Madeira voltou às ondas da Fajã da Areia, no passado Sábado dia 20 de junho, numa organização da ASRAM e Clube Naval de São Vicente (CNSV) em parceria com o Diário de Notícias e a Fullzoom multimédia.

11138574_1045711605453274_4512357599235641880_n

Numa prova com 25 participantes, São Vicente recebeu os primeiros surfistas ao início da manhã, com a ondulação de 0,5m a 1m em boas condições nos primeiros heats do dia com a maré mais vazia a permitir boas manobras e elevada competitividade na disputa dos dois primeiros lugares que levariam os atletas a passarem para a fase seguinte. O escalão Open foi o primeiro a entrar em competição, com a disputa dos dos quartos-de-final, onde a maioria dos favoritos confirmaram a passagem às meias-finais. No seguimento da competição, Ruben Afonso (CNSV), com alguma surpresa, não foi melhor perante os adversários sendo relegado para 3º no 1º heat das 1/2 finais Open e passaram à final, Rodrigo Farinha do CAM e os jovens esperanças do CNF Francisco Ornelas, Tomás Lacerda e Lourenço Faria.

10422090_1045711618786606_5449635619039881374_n

A disputa pelo 1º lugar do pódio foi renhida, com pouca diferença de pontos até cerca de metade do heat da grande final Open entre Rodrigo Farinha e Francisco Ornelas, sendo que o atleta do Clube Aventura da Madeira (CAM) desde cedo se colocou na 1ª posição mas com pouca diferença do 2º, até que conseguiu aumentar a vantagem com um score de 6.90 na sua 6ª onda surfada, aplicando uma uma manobra de qualidade superior. O pódio Open completou-se com Lourenço Faria em 3º lugar e Tomás Lacerda em 4º.

O público presente na praia da Fajã da Areia presenciou logo de seguida a categoria Open Esperanças Masculina e feminina, que juntou os jovens atletas das várias idades abaixo dos 18 anos a competir, pelo que este foi um formato um pouco diferente do habitual, já que os campeões regionais de esperanças das diferentes idades/subcategorias já se encontravam atribuídos após a 3ª Etapa. O pódio Esperanças Masculino preencheu-se com Tomás Lacerda em 1º, Francisco Ornelas em 2º, Lourenço Faria em 3º e Nuno Faria em 4º e nos Esperanças Feminino Jess Dunsdon vence, seguida de Matilde Faria (2º), Mafalda Abreu (3º) e Catarina Melim (4º).

Depois foi a vez da categoria Open Feminina em que numa final direta com 4 atletas, Carlota Reis (CNF), de volta ao circuito regional, viria a mostrar a sua superioridade e experiência face às suas opositoras, tendo vencido de forma categorica este heat, com Mafalda Abreu em 2º, Matilde Faria em 3º e Jess Dunsdon em 4º.
A prova continuou com os Masters, que mesmo com a maré já mais cheia deram o seu melhor para o espectáculo das manobras e numa final direta, André Rodrigues do CNF venceu, seguido dos atleta André Pontes (CNF), Diogo Neves (CNSV) e João Rodrigues do CTM.

O MOCHE Circuito Regional de Surf também contou com a 1ª Etapa do Circuito Regional de SUP Waves da ASRAM, tendo ficado esta competição mais para o final do dia em que os atletas adaptaram-se bem à condições com a maré já mais cheia e ondas mais moles, pois conseguiram ter ainda uma boa performance. O grande vencedor desta etapa de SUP Waves foi Ruben Afonso seguido de João Rodrigues (2º), Diogo Neves (3º) e Daniel Jardim (4º).

Esta etapa contou com main sponsor MOCHE, patrocínios das VESPAS, BRISA e Ericeira Surf Shop e contou com os apoios da Câmara Municipal de São Vicente, tendo ainda como parceiros MI-TI, Life Eco-compatível e Parque Natural da Madeira.

A próxima etapa do MOCHE Circuito Regional de Surf irá contar com a sua última etapa dia 26 de Setembro no Porto da Cruz.