«

»

Ago 20

Modalidades do Surf contam com nova Associação – ASRAM Apresenta-se!

A Associação de Surf da Região Autónoma da Madeira (ASRAM) fez esta tarde a sua apresentação pública, numa iniciativa que decorreu na esplanada do “Marginal”, no Funchal, com a presença de entidades públicas, praticantes e diversos interessados nas modalidades do Surf.

DSC05263

O Presidente da Direção Diogo Neves partilhou com os presentes os principais factos que desencadearam a criação da ASRAM, fazendo referência a cessação da atividade da ADM em 2011 e a organização do quadro competitivo regional em 2012 pelos clubes filiados na FPS, surgindo normalmente a Associação a que preside para colmatar a gestão da modalidade na RAM.

Por iniciativa de alguns clubes filiados na FPS, a 4 de fevereiro de 2013, realizou-se uma reunião alargada a toda a comunidade do Surf, que apoiou por unanimidade a criação de uma associação para a modalidade. Na sequência desta reunião, seguiram-se outras entre todos os clubes filiados na FPS até final de 2012, que prepararam todos os passos seguintes no sentido de formalizar a associação.

A 18 de Julho deste ano, foi formalizada a Escritura Notarial e a nomeação dos Órgãos Sociais eleitos onde estão presentes elementos ligados aos clubes, praticantes e familiares.

A ASRAM assume-se como uma associação de modalidade, criada com o suporte de oito Clubes que dinamizam o Surf na RAM, que pretende ser reconhecida e apoiada pela Federação Portuguesa de Surf, e que tem por objeto promover, regulamentar e dirigir a prática desportiva do Surf, Bodyboard, Bodysurfing, Longboard, Skimboard, Skate, Kneeboard, Tow-in/out e Stand Up Paddle (SUP). Pretende também representar os interesses da Associação, dos seus sócios e do Surf em geral perante as autoridades politicas e desportivas, nacionais e internacionais.

DSC05234

A associação tem ainda como pretensão a cooperação entre todos os interessados na modalidade, motivando uma nova dinâmica para o Surf na RAM, direcionada para a preservação dos locais de prática e melhoramento das condições ao dispor dos praticantes, garantindo um desenvolvimento sustentável das atividades.

O projeto da ASRAM conta com o apoio de 8 clubes associados: Clube Naval do Funchal; Centro de Treino Mar; Clube Aventura da Madeira; Surf Clube da Madeira; Ludens Clube de Machico; Clube Naval de São Vicente; Ponta do Sol Surf Clube; Clube Naval do Seixal.

A ASRAM tem um quadro competitivo homologado pela Federação Portuguesa de Surf que abrange todas as modalidades do Surf com prática ativa na RAM. Estão calendarizadas e homologadas 4 provas de Surf, 4 provas Stand Up Paddle e uma prova de Bodyboard, para a qual, o Ludens Clube de Machico já tinha homologação e que será integrada nos quadros competitivos das ASRAM.

Nas várias competições, a ASRAM irá dinamizar atividades ligadas à promoção de uma consciência de respeito e preservação da natureza, acrescentando uma dimensão educacional e de sensibilização ambiental à vertente desportiva.  

A Direção Regional de Juventude e Desporto esteve representada pelo Dr. Juan Gonçalves, que dirigiu algumas palavras aos presentes, com especial incentivo à Direção da ASRAM pelo desafio de empreender este projeto, num momento particularmente difícil para o desporto regional.

Na conclusão da iniciativa que decorreu na esplanada do “Marginal”, com o apoio da marca “Vespas”, Diogo Neves agradeceu a todos os que com tempo, boa vontade e espírito de missão tornaram esta associação uma realidade.

Funchal, 20 de Agosto de 2013

DSC05246