«

»

Nov 19

Centro de Treino de Mar Campeão da TAÇA DA MADEIRA SUP RACE 2018

 

46485354_2221154574575632_4653644516014686208_n

Realizou-se no passado Sábado, 17 de novembro, a 1ª Taça da Madeira de SUP RACE da Associação de Surf da Região Autónoma da Madeira, com organização da ASRAM e colaboração do CTM.
Inicialmente, o CTM tinha proposto e organizado toda a logística para uma prova de longa distância em formato de DownWind, mas tendo em conta as previsões para condições de vento e mar para a data da prova a organização teve que optar pela realização de uma prova em formato Race Técnico, no pano de água da Baía do Funchal.
Esta prova, que foi a Festa Final do Circuito Regional de SUP RACE 2018 da ASRAM, tinha o desafio lançado pelo clube anfitrião, para um evento “Plástico Zero”, onde não fosse utilizado qualquer plástico descartável. Assim, com a colaboração da Empresa de Cervejas da Madeira, principal patrocinador deste circuito, em vez das tradicionais garrafas de plástico de água e sumos, forneceu uma máquina de self-service de bebidas. Mas ainda havia a questão dos copos. A organização desafiou então todos os participantes a trazerem o seu próprio copo de casa e assim foi.

46503853_2221155461242210_780742479371567104_n
Os percursos das provas dos vários escalões foram idealizados de tal forma que todos os que puderam presenciar o espetáculo pudessem seguir as provas. As largadas e chegadas foram efetuadas em frente à rampa de São Lázaro, com diversas passagens por esse espelho de água e o que permitiu a visualização a quem passava na Avenida do Mar.
Mais uma vez a competitividade nos vários escalões foi incrível e o nível revelado pela grande parte das dezenas de atletas que representaram os 5 diferentes clubes presentes em prova e a disputarem a primeira Taça da Madeira de SUP RACE, foi muito positivo.
Para a contagem do clube campeão da Taça, foram incluídos todos os escalões masculino e feminino que competiram ao longo das 7 etapas do Circuito Regional de SUP, onde no final das contas o Clube Centro Treino de Mar levou para casa a 1ª Taça da Madeira de SUP RACE.
Para terminar a festa da TAÇA e este exigente dia competitivo, foi realizado um formato de prova de exibição, por Sprints e em estafetas por equipas, onde se inscreveram 3 equipas, aqui a boa disposição, espírito de equipa e competitividade saudável estiveram ao rubro, com ao equipa de 5 elementos do Clube Naval do Funchal a levar a melhor, enquanto o Centro de Treino de Mar, que entrou com duas equipas, ficou com o segundo e terceiro posto, resultado decidido até ao último metro. Foi um dos momentos altos da tarde, num modelo que poderá ser utilizado no futuro Campeonato Regional de SUP Race.
A entrega de prémios decorreu nas instalações do CTM, já ao fim da tarde, com um agradável convívio entre todos os atletas e técnicos dos diferentes clubes presentes na prova. Muitos parabéns a todos os clubes que tantos atletas formaram e em muito dignificaram esta competição enriquecendo o Circuito Regional de SUP, nomeadamente, o Clube Naval do Funchal, ADRAP, Ludens clube de Machico, Clube Naval de São Vicente e principalmente aos cerca de 70 atletas federados e participantes do Circuito Regional de SUP RACE 2018
Fotografias de Bruno Fernandes, Francisco Ornelas e Nuno Rodrigues