«

»

Dez 07

Campeões da Madeira das modalidades do Surf distinguidos pela ASRAM

A ASRAM – Associação de Surf da Região Autónoma da Madeira reuniu a comunidade praticantes, familiares e demais interessados nas modalidades do Surf, para a distinção aos Campeões de 2013, nas modalidades de SURF, BODYBOARD, SUP RACE e SUP Waves. O evento realizou-se na passada sexta-feira ao início da noite (6 dez ), contando com os apoios do MARGINAL e da MEIO.

campeão OPEN

Na apresentação do evento Diogo Neves, presidente da ASRAM salientou as dificuldades deste ano 2013, mas destacou a capacidade de mobilização da comunidade para organizar as competições, em especial os clubes que colaboraram ativamente na organização dos diversos quadros competitivos, que em muito superaram tudo o que se fez no passado.

O Ponta do Sol Surf Clube, Ludens Clube de Machico, Surf Clube da Madeira, Clube Naval do Funchal, Clube Naval do Seixal, Centro Treino Mar e Clube Aventura da Madeira colaboraram com as organizações de 4 etapas de Surf, 4 etapas de Bodyboard, 3 etapas de SUP Race e 1 etapa de SUP Waves.

De registar que neste ano realizaram-se as primeiras competições federadas de Stand Up Paddle (SUP) na RAM, antevendo-se um forte crescimento desta modalidade nos próximos anos. Ainda em balanço deste ano competitivo, de registar a primeira competição de Surf na Baía de Machico, sob condições especiais de ondulação ganhou o surf mais uma alternativa para a organização de eventos.

Em paralelo com a organização das provas, a ASRAM promoveu ações pedagógicas e de preservação do ambiente, com limpezas de praia e palestras, em iniciativas associadas ao projeto Eco Compatível do Parque Natural da Madeira, que se pretende continuar nos próximos anos.

A participação nacional e internacional foi muito positiva, com os praticantes a reunirem os apoios necessários para viabilizar as presenças nas competições. Em destaque a participação internacional no Bodyboard de Carina Carvalho, 35.ª no Ranking da Internacional Bodyboard Association (IBA), e um excelente 7.º lugar no ranking europeu. No surf, os surfistas esperanças do Clube Naval do Funchal marcaram presença em algumas etapas nos campeonatos nacionais com Carlota Reis em destaque, a obter uma excelente 9.ª posição final no Ranking Sub-18. Rodrigo Farinha, Lourenço Faria e Tomás Lacerda também estrearam-se nas provas nacionais, constituindo uma excelente experiência para sua evolução competitiva.

Os campeões regionais da competição federada 2013 distinguidos pela ASRAM
Surf Open – Rúben Afonso
Surf Open Feminino – Carlota Reis
Surf Sub18 - Rodrigo Farinha
Surf Sub14 - Lourenço Faria
Surf Sub12 – Tomás Lacerda

BodyBoard Open Masculino – Nuno Silva
Bodyboard Open Feminino – Carina Carvalho
Bodyboard Esperanças Masculino – Tomás Rodrigues
Bodyboard Esperanças Feminino – Francisca Gaspar

SUP Race Open Masculino – Ricardo Rodrigues
SUP Race Open Feminino – Andreia Bernardes

SUP Waves Open Masculino – Ricardo Rodrigues

Foram entregues certificados aos três primeiros classificados dos diversos rankings e o prémio Revelação Surf 2013 a Rodrigo Farinha, pela sua evolução no Surf regional, que resultou no título Esperanças Sub-18 e no 2.º lugar na competição principal, o OPEN.

O ano 2014 reúne muitas expetativas, com a consolidação da organização dos quadros competitivos e aumento do número de provas em todas as disciplinas e um esperado crescimento de praticantes federados. A ASRAM ambiciona reunir os apoios necessários para a organização das modalidades do Surf na região e projetar este desporto de natureza num contexto global, valorizando o potencial da Região para os desportos nas ondas.