Depois de Carlota Reis e Tomás Lacerda, foi a vez de Lourenço Faria ser o principal protagonista do quarteto do Naval que participa no Circuito Nacional de Surf Esperanças. Carlota foi a primeira a atingir as meias-finais numa etapa desta competição em 2013, e Tomás conseguiu ser o primeiro atleta masculino madeirense a alcançar esse feito, já este ano. Agora, na 3.ª etapa, disputada a 25 e 26 de maio, na Praia Internacional (Porto), foi Lourenço a conseguir um lugar entre os 8 melhores do escalão Sub14.
Lourenço Faria exibiu-se em excelente nível, garantindo a passagem aos quartos de final com o 1.º lugar no seu “heat”, tendo depois obtido o apuramentos para as meias finais, com um 2.º posto, atrás do surfista que viria a ganhar o escalão. Nas meias-finais, Lourenço encontrou adversários de nível técnico mais avançado, não conseguindo passar à final.
Tomás Lacerda (Sub12) também venceu o seu “heat” nos oitavos de final, mas não conseguiu as melhores ondas nos quartos de final, logrando uma posição final entre os 16 melhores. O mesmo sucedeu a Carlota Reis (sub-18 feminino) que, chegada aos quartos de final, permitiu às adversárias uma melhor escolha das ondas. Já Francisco Ornelas (sub-16), o menos experiente do quarteto em provas nacionais e a competir num escalão bastante competitivo, foi eliminado nos oitavos de final.