Realizou-se este fim de semana a 1ª Etapa do MOCHE Circuito Regional de Surf da Madeira 2015, prova que se realizou no concelho de Machico, com organização da ASRAM e Clube Naval do Funchal, em parceria com o DN e Fullzoom Multimédia.
A competição iniciou-se na Praia de Machico, no passado sábado, dia 21 de fevereiro, ao início da manhã, com as ondas a apresentarem 1 metro e boa formação para a prática do Surf. A chuva apreceu a partir das 10h, mas não impediu uma prova repleta de boas performances dos surfistas e com público sempre presente a acompanhar a competição.
Ao longo do dia, a maré foi enchendo pelo que a organização foi obrigada a procurar o lado direito da praia de Machico para os últimos heats do dia, onde ainda se verificava alguma ondulação. Até à fase das meias-finais Open destacou-se o atleta Rodrigo Farinha do Clube Aventura da Madeira, com um surf sólido que conseguiu os scores mais altos do dia. Nas categorias de “Esperanças”, destaque para a prestação de Tomás Lacerda do CNF, que conseguiu atingir a final OPEN e vencer as categorias de Sub 14 e Sub 18 e ainda Bernardo Correia (CNF) que atingiu pela 1ª vez a final Open.
Ainda na categoria dos mais novos, salienta-se a presença da atleta Catarina Melim residente na ilha do Porto Santo, que representou as cores do CNF da melhor maneira forma, alcançando a final Open e conseguindo a 2ª posição nos Sub 16 Feminios.
Pelas 13h30 com a maré já muito cheia a praia de Machico passou a não apresentar as condições mínimas para a realização dos restantes heats, tendo sido adiados para o Domingo de manhã no Porto da Cruz. Neste dia as ondas estavam surfáveis, mas com condições muito difíceis para os atletas na Praia da Alagoa, muito condicionadas pelo vento de norte. Contudo, notou-se o esforço dos atletas para tirarem partido das poucas ondas com potencial de pontuação e em cada heat conseguiram aplicar um reportório de manobras de bom nível, para a definição dos lugares dos pódios.
Esta etapa contou com main sponsor MOCHE, patrocínios das VESPAS, BRISA e Ericeira Surf Shop e com os apoios da Reabilitess, Porto Santo Line, FPS e Câmara Municipal de Machico, tendo ainda como parceiros MI-TI, Life Eco-combatível e Parque Natural da Madeira.